POR QUE TOSSIMOS?
O ato de tossir é um reflexo por estimulação das áreas tussígenas, que estão localizadas em terminações nervosas, principalmente da faringe, laringe, traquéia e brônquios, mas também no ouvido externo.
Infecções virais ou bacterianas no aparelho respiratório (laringites, traqueítes, sinusites, pneumonias, tuberculose...) geram os processos inflamatórios que estimulam os receptores da tosse. Há também os estímulos químicos, principalmente o cigarro, e outros irritantes tóxicos existentes em produtos de limpeza, nos vapores químicos, na poluição e no ar seco. Os irritantes térmicos, como as mudanças bruscas de temperatura, também podem desencadear a tosse, dependendo sempre da sensibilidade da pessoa. Sem contar a presença de corpos estranhos nas vias aéreas que também costumam levar muita gente a tossir.
Vale lembrar que a tosse nem sempre é ruim. Na verdade, pode ser um mecanismo de defesa contra qualquer problema que afete as vias respiratórias. Um exemplo é a tosse causada quando a pessoa sofre um engasgo - quando alguém ingere um líquido que deixa de ir para o esôfago e é desviado para o aparelho respiratório. Nesse caso, tossir ajuda a retirar o líquido do lugar onde não deveria estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário