O que é Asma?
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios.
Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos.
Classificação da intensidade da asma: (Global Initiative for Asthma, 2004)
|
A asma pode ser classificada como intermitente ou persistente. Dentro dos quadros persistentes são definidos diferentes níveis de intensidade da doença: leve, moderada ou grave.
Esta classificação se faz de acordo com a presença dos sintomas (freqüência e intensidade), o quanto interfere no dia-a-dia do asmático e, o comprometimento de sua função pulmonar.
|
Asma Intermitente:
*Sintomas menos de uma vez por semana; *Crises de curta duração (leves); *Sintomas noturnos esporádicos (não mais do que duas vezes ao mês); *Provas de função pulmonar normal no período entre as crises.
Asma Persistente Leve:
*Presença de sintomas pelo menos uma vez por semana, porém, menos de uma vez ao dia; *Presença de sintomas noturnos mais de duas vezes ao mês,porém, menos de uma vez por semana; *Provas de função pulmonar normal no período entre as crises.
Asma Persistente Moderada:
*Sintomas diários; *As crises podem afetar as atividades diárias e o sono; *Presença de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana; *Provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF¹) >60% e < 80% do esperado.
Asma Persistente Grave:
*Sintomas diários; *Crises freqüentes; *Sintomas noturnos freqüentes; *Provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF¹) > 60% do esperado. |
CURIOSIDADE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário